Exame de Audiometria


audiometria é um exame utilizado para avaliar a audição, que consiste em definir o menor limiar de audibilidade individual em frequências sonoras distintas, por meio de um audiograma, além do reconhecimento de fala. O profissional utiliza os dados colhidos para determinar o tipo e grau da perda auditiva (se houver).
De acordo com a Norma Regulamentadora 7 (Programa de controle médico de saúde ocupacional), é um "exame que deve ser executado por profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais".
Geralmente esse exame é solicitado quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.) ou usado em consultas médicas ocupacionais (exames admissionais, periódicos, etc).
O grau de perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente e pode ser decorrente de:
- Perdas provenientes do ouvido externo e/ou ouvido médio (condutiva)
- Perdas provenientes do ouvido interno e/ou nervos envolvidos na audição e/ou das vias auditivas sensoriais (neurossensoriais).
- Perdas mistas.